segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fenômeno: Mariah Carey - Parte 2 (Anos 01 até 12)


Em 2001, Carey deixa a Columbia Records e assina o maior contrato da história para uma artista solo, foram 80 milhões de dólares por cinco álbuns com a Virgin Records (uma companhia da EMI), ao passar alguns meses, Carey começou a agir estranhamente em suas aparições públicas, e reclamou de estar trabalhando muito e dormindo apenas duas horas a cada noite. Além do mais, seu relacionamento de três anos com o cantor Luis Miguel havia chegado ao fim. Após as reclamações e o fim do seu relacionamento, deixou duas mensagens estranhas em seu site oficial, a cantora teve uma crise nervosa e sua mãe pedia ajuda para leva-la ao hospital. Ela foi internada em uma clínica com o diagnóstico de estafa e colapso nervoso. Para completar o ano de azar de Carey, o lançamento do álbum e do filme Glitter (sua estreia nos cinemas) se deu justamente no dia 11 de setembro de 2001 em Manhattan, Nova Iorque, dia do maior ataque terrorista da história. Assim, muito pouco pôde ser feito para promover o filme e sua trilha sonora, já que os olhos do mundo estavam voltados para um fato importante na história da humanidade.
Graças ao incentivo da gravadora em vender o single por preço mais baixo, a primeira música de trabalho, "Loverboy", chegou a segunda posição da Billboard Hot 100, vendendo mais de um milhão de cópias. No entanto, não conseguiu atingir a primeira posição pela falta de execução nas rádios. Os outros compactos do álbum chegaram a posições mais baixas no gráfico dos mais vendidos da revista Billboard. O álbum teve boas vendas no Japão, com o recorde de ser a primeira trilha sonora de um filme estrangeiro a chegar no primeiro lugar.


"Never Too Far", o segundo lançamento do álbum, não obteve sucesso nas tabelas dos Estados Unidos, e obteve posições fracas em toda a Europa e Ásia. Os singles posteriores, "Don't Stop (Funkin' 4 Jamaica)" e "Reflections (Care Enough)", este último lançado apenas no Japão, não conseguiram fazer sucesso em qualquer tabela.
Never Too Far
Don't Stop
Rescindindo o contrato, a Virgin lhe pagou uma quantia milionária: uma multa de 28 milhões de dólares. Nesse mesmo ano, a interprete assinou um contrato de três anos com a Def Jam, companhia da Island Records. Ainda em 2002, Carey lançou Charmbracelet, que foi mais recebido pelo público em comparação ao seu antecessor, Glitter, em 2001. As vendas foram moderadas, chegando ao Disco de Platina Duplo (dois milhões de cópias vendidas) no EUA.
Três singles foram lançados para promover o álbum; o primeiro, "Through the Rain" se tornou o maior sucesso entre os três, alcançando o top dez no Canadá, Suíça, Suécia e Itália e Reino Unido. Nos Estados Unidos, ele aingiu a primeiras posições no Hot Dance Club Play, mas parou atingiu a posição 81 na Billboard Hot 100. Os outros dois, "Boy (I Need You)" e "Bringin' on the Heartbreak", não conseguiram igualar os picos internacionais do primeiro single. Carey embarcou na Charmbracelet World Tour, que teve mais de 69 shows em mais de oito meses.
Through The Rain
Boy( I Need You)
Bringin' On The Heartbreak
Um dueto de Carey com o rapper Busta Rhymes para a canção "I Know What You Want", chegou ao primeiro lugar na lista dos compactos mais executados nas rádios da revista Billboard.
Mariah Carey também fez participação no álbum do Rapper Jadakiss para o single U Make Me Wanna.
Em 2005, após dois anos fora da mídia, Carey lançou o aguardado The Emancipation of Mimi, descrito pela cantora como sua emancipação musical e pessoal, sendo Mimi á sua alcunha, que até então era desconhecida pelo público.
o primeiro single a ser lançado foi "It's Like That", foi nomeado para o Grammy Award de 2006 para "Melhor Vocal Pop Feminino".
"We Belong Together" foi lançada como segundo single, o videoclipe deu continuidade ao video de seu single antecessor.
A canção ganhou os prêmios de Melhor Canção de R&B e Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B nos prêmios Grammy, entregues em fevereiro de 2006. Foi a primeira vez em mais de quinze anos que Mariah recebia Grammys. Mariah cantou esta canção na cerimônia junto com "Fly Like a Bird", outra faixa do álbum.Foi eleita a Canção da Decada pela Conceituada Revista Billboard em 2009.
"Shake It Off" Lançado como terceiro single, a canção se tornou famosa e chegou ao segundo lugar na lista dos compactos mais vendidos da Revista Billboard, atrás apenas de "We Belong Together", também de Mariah, que estava no primeiro lugar. Foi a primeira vez na história da lista dos compactos mais vendidos dos Estados Unidos em que uma mulher ocupava os dois primeiros lugares.
"Get Your Number" foi o quarto single do álbum. O clipe de Get Your Number foi gravado em Los Angeles, nos dia 1 e 2 de Setembro de 2005. O mesmo foi dirigido por Jake Nava, que também dirigiu seu vido anterior, Shake It Off. O ator do clipe é o mesmo que aparece no clipe Halo de Beyoncé.
"Don't Forget About Us" foi o quinto single do álbum, Apresentada apenas na edição especial para colecionadores do álbum, a canção ganhou muita atenção ao atingir o primeiro lugar na lista dos compactos mais vendidos dos Estados Unidos (segundo a Revista Billboard) por duas semanas consecutivas no fim de 2005. "Don't Forget About Us", uma típica balada pelas quais a cantora já é reconhecida internacionalmente, deu um novo recorde a ela, transformando-a na artista feminina com mais compactos que atingiram o número um na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos. Na lista geral, ela está empatada com Elvis, - com 17 compactos números um cada - e atrás apenas dos Beatles.
Em 2007, Mariah Carey fez uma participação do Album do Bone Thugs-n-Harmony para o single Lil Love.
Say Somethin' foi o sexto single do album, e teve a participação do Rapper Snoop Dogg.
"Fly Like A Bird" foi lançado como single promocional.
Mariah Carey interpretou "Fly Like a Bird" pela primeira vez ao vivo durante Shelter from the Storm: A Concert for the Gulf Coast, um teleton para arrecadar dinheiro para as vítimas do Furacão Katrina. Mais tarde, em 8 de fevereiro de 2006, Mariah interpretou a canção logo após "We Belong Together" na entrega dos prêmios Grammy daquele ano. Wright tocou piano e órgão durante a performance, e Keaton repetiu sua fala ao início da canção. Sua interpretação foi aplaudida de pé e Teri Hatcher, apresentadora do prêmio seguinte, afirmou que a audiência "acabara de ser salva".
E=MC² é o décimo primeiro álbum de estúdio da cantora norte-americana Mariah Carey. O álbum foi lançado em 16 de Abril de 2008 nos Estados Unidos. Estreou na primeira posição na lista americana de mais vendidos,Billboard 200, com vendar de 463 mil cópias; se tornando a maior venda na semana de estreia da carreira da cantora e se tornou o sexto álbum a conseguir a primeira posição na lista.[5] O primeiro compacto do álbum, "Touch My Body", alcançou a primeira posição nos Estados Unidos, superando Elvis Presley pelo maior número de compactos a alcançar a primeira posição.
Bye Bye foi segundo compacto oficial do álbum. A canção estreou nas estações de rádio estadunidenses no dia 7 de abril de 2008. Estreou na posição de número 23 na Billboard Hot 100 e conseguiu um 19º lugar no Hot 100 como melhor resultado.
I'll Be Lovin' U Long Time foi lançada como compacto oficial primeiramente no Japão, e em 1° de julho nos EUA, tornando-se o terceiro single oficial mundial do álbum.
I Stay in Love estreou como quarto e último compacto do álbum no dia 28 de Outubro de 2008.
Em 2009, Mariah Carey fez sua participação no filme Tennessee, de la veio o single Right To Dream.
No mesmo ano a cantora lançou o album "Ballads" uma coletânea de sucessos da carreira e o single "Hero" ganhou um video e uma nova versão.
Ainda em 2009, Mariah Carey participou do single "My Love" do Rapper The Dream.
Um single promocional do álbum E=MC² foi lançado com imagens do casal Carey e Cannon.
No dia 20 de maio de 2009 Mariah revelou em sua página no Twitter, o título de seu novo álbum - Memoirs of an Imperfect Angel. O décimo segundo álbum de estúdio da cantora, que recebeu críticas positivas. O álbum estreou em terceiro lugar na Billboard 200, tendo como a maior baixa de vendas de todos os álbuns de estúdio da cantora.
A primeira canção intitulado "Obsessed", alcançou a sétima posição na parada Billboard Hot 100, marcando sua quadragésima entrada na parada se tornando a maior entrada desde "My All".
Obssessed(Remix)
"I Want to Know What Love Is", foi anunciada como segundo single do álbum. A canção estreou nas rádios europeias no dia 28 de Agosto, e nas rádios americanas no dia 14 de Setembro de 2009. "I Want to Know What Love Is" foi um sucesso internacional, entrando nas paradas musicais de vários países.
"H.A.T.E.U.", foi o terceiro single do álbum. Graças a "H.A.T.E.U.", Carey tornou-se uma entre 5 mulheres a possuir 50 hits na tabela da Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs.
"Up Out My Face" com a participação de Nicki Minaj, serviu de um dos dois primeiros singles de Angels Advocate. Foi lançada em 26 de Janeiro de 2010 através do Vevo Atingiu a posição 152 na Coréia, a centésima posição na Billboard Hot 100 e a posição 39 na Billboard Hot R&B/Hip Hop Songs.
"Angels Cry", com a participação de Ne-Yo, foi lançada em 22 de Fevereiro de 2010. Atingiu a trigésima posição na Billboard Hot Adult Contemporary Songs, e assim esta foi a segunda vez que Carey obteve duas canções do mesmo álbum a entrar nesta parada (sendo "I Want to Know What Love Is" a outra canção).
Ainda no ano de 2010 Mariah Carey lançou o single 100% que foi incluido na trilha dos Jogos de Inverno.
Durante uma conferência de imprensa em Seul, Coréia do Sul, em agosto de 2010, Matt Voss, executivo da Island Def Jam, anunciou que o álbum de natal estaria ás vendas em 2 de novembro, e contará com seis novas músicas e um remix do clássico "All I Want for Christmas Is You". O álbum intitulado Merry Christmas II You, um seguimento de seu álbum de 1994, Merry Christmas. Um DVD acompanhante foi lançado junto com o CD. Carey produziu e gravou faixas com o produtor da Broadway, Marc Shaiman, para o álbum.
É o primeiro single do álbum de Natal.O vídeo foi dirigido por Ethan Lader e foi filmado no início de outubro de 2010. "Oh Santa!" estreou no número um na Billboard's Holiday Digital Songs, dando Carey dois singles consecutivos no gráfico. A versão de 1994 original de seu hit de Natal, "All I Want for Christmas Is You", encontrando-se na segunda posição.
"When Christmas Comes" Não foi lançado como single. Mas, Mariah entrou com uma parceria com sua amiga B. Scott para fazer uma promoção no site youtube, B. Scott fez o video da música, que teve boas recepção entre os fãs. O Video mostra uma festa entre amigos e familia, é nele que podemos ver os Gêmeos da Cantora, e a participação de John Legend nos vocais.
Em setembrode 2012  A artista confirmou em sua conta oficial no Twitter que "Triumphant (Get 'Em)" teria estreia em 2 de agosto de 2012 na rádio B96 Chicago, entretanto estreou no site oficial da cantora. Em uma teleconferência com vários meios de comunicação, tais como PopDust, Carey revelou que ela escreveu: "Triumphant (Get 'Em)", enquanto seu marido, Nick Cannon, foi internado recebendo tratamento médico para a insuficiência renal, dizendo: "Há um monte de coisas que você pode levar de lá que pode mantê-lo em uma situação difícil". Carey ainda falou que ela não optou por música dance, é muito triste ver os gêneros R&B e Hip Hop sendo atropelados pela música eletrônica.
Mariah Carey é um das cantoras mais premiadas da história.Entre os prêmios ela possui 5 prêmios Grammy, um Óscar e um Globo de Ouro pela canção When You Believe e recebeu o prêmio de "Artista do Milênio" pela World Music Awardspor suas vendas e contribuições para a música. No total a artista soma mais de 251 prêmios. A cantora já vendeu mundialmente mais de 200 milhões de álbuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...