sábado, 4 de agosto de 2012

Fenômeno: Mariah Carey - Parte 1(Anos 90 até 00)



Mariah Carey nasceu em Huntington, no estado de Nova Iorque em 27 de março de 1970. Ela é a terceira filha de Patricia Hickey, uma cantora de ópera irlandesa e Alfred Roy Carey, um engenheiro aeronáutico de ascendência afro-venezuelana. Seu prenome foi-lhe dado como homenagem à canção "And They Call The Wind (María)" do musical Paint Your Wagon, com "Mariah" sendo uma americanização de "María". Carey tem uma irmã, Alison Scott Carey e um irmão, Morgan Carey, ambos respectivamente onze e dez anos mais velhos. Como uma família multi-racial, os Carey´s eram constantemente ameaçados por vizinhos preconceituosos, o que fez a família mudar-se de bairro constantemente. Isso levou os pais de Carey a divorciarem-se quando ela tinha apenas três anos de idade. Após a separação, Carey passou a ter pouco contato com o pai, e sua mãe começou a trabalhar em vários empregos para poder sustentar ela e seus irmãos. Ficando muito tempo em casa, sozinha, Carey escutava música para passar o tempo e sempre imitava as notas altas que ouvia de sua mãe Patricia. Carey começou a cantar aos três anos de idade e a se apresentar publicamente aos quatro, impressionando a todos com sua precoce habilidade vocal. Aos cinco anos de idade Carey já corrigia sua mãe quando esta cantava notas erradas durante um ensaio.
Patricia percebeu então que Carey tinha um ouvido musical absoluto, raro para uma criança de apenas cinco anos. Durante sua adolescência, Mariah Carey já tinha a certeza de que queria ser cantora e mudou-se para Nova Iorque, onde morou com mais duas amigas num pequeno apartamento. Trabalhando como empregada de mesa e como assistente num salão de beleza, Carey encontrava tempo para os testes de backing vocal. Graças ao seu talento ela conseguiu no primeiro teste tornar-se backing vocal de Brenda K. Starr, famosa cantora da década de 1980. Tentando estabelecer-se no mundo da música, Carey faltava frequentemente às aulas e por isso a sua alcunha na escola era Mirage, mesmo assim, conseguiu formar-se nas escolas Oldfield Middle e Harborfields High em Greenlawn - Nova Iorque. Por sorte ou destino, em 1988, Carey conheceu o grande executivo da Columbia Records, Tommy Mottola numa festa onde Brenda K. Starr deu-lhe uma fita demo dela. Mottola tocou a fita no carro enquanto saía da festa e se impressionou muito com o que ouviu, ele retornou à festa para encontra-la, mas ela já havia partido.


Em 1990, Carey lançou seu primeiro álbum, auto-intitulado, que aos poucos tornou-se um grande sucesso em vendagem nos Estados Unidos, produzindo quatro singles que atingiram o primeiro lugar das paradas da Revista Billboard ("Vision of Love", "Someday", "I Don't Wanna Cry" e "Love Takes Time") que foram compostas para seu segundo álbum, Emotions, mas os executivos da Sony á ouviram e viram na canção um hit em potencial, incluindo a mesma em outras tiragens do primeiro álbum, fazendo com que a cantora fosse a única artista a ter os quatro primeiros compactos do seu álbum de estreia em primeiro lugar, igualando-se á Jackson 5. O álbum vendeu 8 milhões de cópias no mundo. Mottola e o pessoal da Columbia havia planejado Carey para o mercado como a artista pop principal em sua lista, concorrendo com Whitney Houston e Madonna, que haviam assinado com a gravadora Arista e Sire Records, respectivamente.



Vision Of Love

Love Takes Time
Someday
I Don´t Wanna Cry
There's Got to Be a Way, foi lançado também como quinto single do album.
Em 1991, Carey lançou seu segundo álbum, Emotions, que produziu mais um compacto que atingiu a primeira posição da Billboard Hot 100 (a faixa-título "Emotions"). Os outros, ("Make It Happen" e "Can't Let Go") atingiram posições mais baixas, mas nem por isso deixaram de ser considerados hits. Com esse álbum Carey prestou homenagem a soul music da gravadora Motown, a cantora sentia necessidade de prestar homenagem ao tipo de música e gênero que realmente influenciou a sua luta quando criança.
Emotions
Can´t Let Go
Make It Happen
 Em 1992, Carey concordou em participar do especial Unplugged da MTV, em que os artistas interpretam seus maiores sucessos ao vivo e em versões acústicas. O programa foi gravado para provar que Carey não era apenas uma cantora de estúdio, como muitos afirmavam na época. Depois que o programa foi ao ar, o cover de Carey da canção "I'll Be There" (gravada originalmente em 1970 pelo grupo Jackson 5), foi lançado como single devido à grande demanda do público atigindo assim o primeiro lugar da Billboard na semana seguinte. Mais tarde foi lançado um álbum contendo as canções que Carey interpretou no especial, intitulado MTV Unplugged - Mariah Carey.
"I'll Be There" foi escolhido como o primeiro single do álbum. Devido a repercussão das críticas recebidas, a canção foi lançada um mês antes do EP, tornando-se a sexta canção de Carey a atingir o topo da parada musical de êxitos nos Estados Unidos, e uma das poucas regravadas a conseguir este feito. Mundialmente, a canção foi bem sucedida, chegando ao topo das paradas de singles no Canadá, Holanda e Nova Zelândia, e ficando entre as cinco canções mais bem sucedidas na Irlanda e no Reino Unido. Depois de seu sucesso, "If It's Over", uma canção do álbum Emotions, foi lançada comercialmente devido ao seu sucesso no show e no EP.
I"ll Be There
If It´s Over
 
Em 1992, Carey (com 22 anos) e Mottola (com 42 anos, casado) resolveram assumir o envolvimento amoroso que já durava dois anos, acabaram se casando em julho do ano seguinte, em uma cerimônia aos moldes da famosa cerimônia do casal princesa Diana e príncipe Charles. Neste mesmo ano, o terceiro álbum de estúdio de Carey, Music Box, foi lançado, tornando-se o seu maior êxito até o momento, com a marca impressionante de 30 milhões de cópias vendidas no mundo.
 
Quatro singles foram lançados do álbum. Os três primeiros, "Dreamlover", "Hero" e "Without You", transformaram-se em número um em todas as paradas musicas de singles do mundo, este último tornando-se o maior single em gráficos internacional de sua carreira. "Without You" tornou-se número um primeiro, Carey é única na maioria dos mercados europeus e alcançou os três primeiros nos Estados Unidos. Para promover o Music Box, Carey embarcou em uma turnê curta, mas bem sucedida Music Box, que viajou para as cidades selecionadas da América do Norte. Carey foi nomeada para Melhor Performance Pop Vocal Feminina por "Dreamlover" no Grammy Awards 1994 e recebeu a nomeação para a mesma "Hero" no Grammy Awards 1995, embora ela não tendo ganhado ambas.
 
Dreamlover
 
 
Hero
 
 
Without You
 
O quarto single do album foi "Anytime You Need a Friend"
O álbum foi o primeiro disco de uma artista feminina internacional a vender meio milhão de unidades na China e o mais vendido no gênero R&B e também fechou o ano como o mais vendido em outros países. Seguindo-se de um dueto com Luther Vandross, "Endless Love" (regravação da música escrita por Lionel Richie e originalmente gravada por Richie e Diana Ross nos anos 1970).
 
Mariah Carey lançou seu quarto álbum de estúdio em 1994, a compilação de canções natalinas Merry Christmas, que espalhou o sucesso "All I Want for Christmas is You" (que mais tarde foi considerada como clássico natalino) e a regravação da clássica O Holy Night. Merry Christmas interpretado pela cantora e produzido pelo importante músico e produtor brasileiro Walter Afanasieff. O álbum vendeu 5,1 milhões de exemplares somente no Estados Unidos, de acordo com os dados publicados em 6 de dezembro de 2010 pela Nielsen SoundScan. Mais tarde, tornando-se o álbum natalino contemporâneo mais vendido de todos os tempos, com 13 milhões de cópias comercializadas mundialmente. No Estados Unidos, "All I Want for Christmas Is You" é uma das poucas canções dos últimos anos que que são consideradas um clássico, também é o único ringtone á alcançar multi-platina no país.
All I Want for Christmas is You
Em 1995 Carey lançou seu quinto álbum de estúdio, Daydream, outro álbum que teve grande vendagem mundial - mais de 25 milhões de cópias e o segundo álbum da cantora a alcançar o disco de diamante (dez milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos). A primeira canção, "Fantasy" estreou em primeiro lugar e permaneceu por oito semanas no topo das paradas americanas e cinco no topo das paradas canadenses. O segundo compacto, "One Sweet Day" (dueto com Boyz II Men), também estreou em primeiro lugar e tornou-se um recorde (ainda não superado) de permanência no topo das paradas americanas; ficando por dezesseis semanas consecutivas em primeiro lugar na parada Billboard Hot 100. Outro compacto do mesmo álbum, "Always Be My Baby" também alcançou a primeira posição em vários países, inclusive nos EUA. Em 1995, devido à Daydream com enormes vendas japonesas, a Billboard declarou Carey como "artista estrangeira do ano" no Japão.
Fantasy( Original Version)
Fantasy(Hip Hop Remix)
One Sweet Day
Open Arms foi o Terceiro Single do Album Daydream. A gravação de "Open Arms" foi descrita como uma das maiores canções de amor já escrita, e tem aparecido em várias compilações românticas. VH1 nomeou a canção como a balada de maior poder de todos os tempos.
Aways Be My Baby Foi o quarto single a ser lançado e conta com dois videoclipes, o normal e um remix .
Always Be My Baby
Always Be My Baby(dupri Mix)
Com grande sucesso durante sua turnê, Carey lança o quinto single do album, "Forever".
O sexto e ultimo single do album Daydream foi "Underneath The Stars".
Carey e Tommy Mottola se separaram em 1997. Apesar de manterem a imagem de um casal feliz em público, Carey se sentia emocionada e psicologicamente abusada por Mottola, a quem ela sempre descreveu como "um homem muito possessivo". Ainda em 1997, Carey lançou seu sétimo álbum, Butterfly (considerado pela crítica como o melhor da cantora e um dos maiores álbuns nas categorias Pop e R&B). O primeiro single do álbum, "Honey", mostrava em sua letra e vídeo musical, uma imagem mais sexy de Carey, que até então aparecia como "a garota boazinha" nos clipes. A canção estreou na primeira posição na parada Billboard Hot 100 nos formatos pop e R&B, feito jamais alcançado por nenhum outro artista, já que a cantora era única a ter três canções estreando em primeiro lugar. No mesmo álbum, Carey coloca outro compacto em primeiro lugar, a balada romântica "My All", permanecendo por duas semanas em primeiro lugar na parada americana. Com esta marca, Carey bate o recorde de artista contemporânea com mais singles numero um nos EUA, ela ultrapassa artistas como Whitney Houston, Michael Jackson e Madonna, ela detinha o maior número de compactos consecutivos a atingirem o primeiro lugar.
Honey
Honey(Bad Boy Remix)
Butterfly
Breakdown
My All, foi lançada como quarto single do album "Butterfly",  a canção foi a 13ª a atingir o primeiro lugar na Billboard Hot 100.
O single ainda ganhou um videoclipe com a versão remixada intitulada "My All/Stay Awhile"
"The Roof" Foi o quinto single a ser lançado,  mas foi limitado pela gravadora.
O sexto single promocional foi "Whenever You Call", o video contém cenas da "butterfly World Tour"
Em 1998, Carey lançou seu oitavo álbum - #1's - uma compilação com todos seus compactos que atingiram o primeiro lugar nos EUA (Billboard) até então, e mais algumas novas canções. A crítica elogia Carey dizendo que "poucos artistas podem lançar um disco inteiro de singles número um". A coletãnea é o álbum estrangeiro que mais vendeu no Japão: cerca de 3,5 milhões de exemplares. Entre as novas gravações, destacam-se "I Still Believe", (regravação de um sucesso de Brenda K. Starr, com quem Carey tinha trabalhado no ano anterior), e "When You Believe", dueto com Whitney Houston, que também foi incluído na trilha sonora do filme de animação O Príncipe do Egito, que rendeu um Oscar de Melhor Canção Original. No dia da premiação, Carey e Whitney interpretaram ao vivo a canção para mais de dois bilhões de telespectadores.
O primeiro single a ser lançado foi "Sweetheart" Parceria com o Rapper Jermaine Dupri, amigo de Carey.
When You Believe
I Still Believe foi o terceiro single do Album #1's. A versão de Mariah Carey da canção foi co-produzida por ela, Stevie J e Mike Mason. Carey decidiu fazer um cover da canção como uma forma de tributo à Starr, já que ela foi ajudante vocal desta em seu primeiro trabalho no mundo da música e já que foi Starr quem entregou a fita demo de Carey à Tommy Mottola (quem decidiu chamar Carey para assinar um contrato na Columbia Records).
O single ainda ganhou um remix intitulado "I Still Believe(Pure Imagination)(Damizza Remix)
Em 1999, Carey lançou seu nono álbum, Rainbow. Os Singles, "Heartbreaker" (com o rapper Jay-Z) e "Thank God I Found You" (com Joe e 98 Degrees) chegaram a primeira posição no EUA, a regravação "Against All Odds (Take a Look at Me Now)" do cantor Phil Collins destacou-se em alguns países,Can´t Take That Away e Cry Baby tiveram desempenho moderado, foi quando Carey abriu o jogo e acusou publicamente a Sony/Columbia de não estar promovendo-a como deveria. A cantora fecha o ano de 1990 com o maior número de compactos a alcançar o primeiro lugar, naquele ano ela era a única artista a conseguir colocar todos os singles de um álbum de estúdio na primeira posição da Billboard Hot 100, também se tornou a maior vendedora da década estreando dois álbuns de estúdio em primeiro lugar. Ainda no ano de 1999, devido às grandes vendas de seus álbuns Rainbow, Butterfly e #1's, Carey recebeu da Billboard o prêmio de "artista da década", e do World Music Awards, o prêmio de "artista feminina do milênio", superando em vendas nos Estados Unidos grandes artistas como Madonna, Michael Jackson, Whitney Houston e Celine Dion de acordo com a RIAA. Neste mesmo ano, Carey inicia um relacionamento amoroso com o cantor mexicano Luis Miguel.
Heartbreaker
Heartbreaker (Remix)
Can't Take That Away(Mariah's Theme)
Thank God I Found You
Thank God I Found You (Make It Last)
CryBaby
Against All Odds(Take A Look At Me Now)
Against All Odds(Feat. Westlife)
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...