domingo, 4 de novembro de 2012

Fenômeno: Lady Gaga



Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, é uma cantora,compositora e Produtora musical nascida nos Estados Unidos.Ela aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, e escreveu a sua primeira canção de balada no instrumento aos treze; por volta dos quatorze, começou a comparecer em casas noturnas de apresentações livres ao microfone.


Germanotta incialmente assinou um contrato com a gravadora Def Jam aos dezenove anos de idade, mas saiu dela depois de três meses.Brevemente, a sua companhia de administração apresentou-a ao compositor e produtor RedOne, que também era empregado dela. A primeira canção que ela produziu com RedOne foi "Boys Boys Boys"


O produtor musical Rob Fusari, que ajudou-a a compor umas de suas primeiras canções, comparou as suas habilidades vocais às de Freddie Mercury. Fusari ajudou-a a criar o apelido Gaga, a partir da canção "Radio Ga Ga" da banda Queen. Germanotta estava no processo de criar um nome artístico, quando recebeu uma mensagem de texto de Fusari em que lia-se "Lady Gaga". Ele explicou:
Todo dia, quando Stef vinha ao estúdio, ao invés de dizer "olá", eu começava a cantar "Radio Ga Ga". Esta era a sua canção de entrada. Lady Gaga foi na verdade um pequeno erro; eu digitei "Radio Ga Ga" em um texto e ele fez uma autocorreção, então, de alguma maneira "Radio" mudou para "Lady". Ela me respondeu: "É isto". Depois daquele dia, era Lady Gaga. Ela disse: "Nunca mais me chame de Stefani".

Subsequentemente, ela ficou conhecida como Lady Gaga.Ao longo de 2007, Gaga colaborou com a artista Lady Starlight, que ajudou-a a criar a sua Moda de palco.O par começou a tocar em apresentações em pontos de encontro de dança, como o Mercury Lounge, The Bitter End e o Rockwood Music Hall, com um pouco de sua apresentação artística conhecida como "Lady Gaga and the Starlight Revue".


Fusari enviou a canção que ele produziu com Gaga ao seu amigo, o produtor e executivo musical Vincent Hebert. Hebert foi rápido ao assiná-la na sua gravadora, a Streamline Records, um selo da Interscope Records, por volta do seu estabelecimento em 2007. Ela creditou Herbert como o homem que descobriu-a, acrescentando: "Eu realmente acho que nós fizemos a história do pop, e continuaremos fazendo". Tendo já servido como aprendiz de compositoraem um estágio na Famous Music Publishing, que depois foi adquirida pela Sony/ATV Music Publishing, Gaga subsequentemente conseguiu um contrato musical com a Sony/ATV. Como resultado, foi contratada para escrever canções à Britney Spears e os colegas de gravadora, nomeadamente: New Kids on the Block,Fergie, e The Pussycat Dolls. Enquanto Gaga compunha na Interscope, o cantor-compositor Akon reconheceu as suas habilidades vocais quando ela cantou um vocal de referência para uma de suas faixas em estúdio. Ele então, convenceu Jimmy Iovine, presidente e chefe executivo da Interscope-Geffen-A&M, a formar um acordo de união para tê-la também contratada na sua própria gravadora, a Kon Live Distribution e mais tarde chamou-a de sua "artista de franchise". Gaga continuou as suas colaborações com RedOne em estúdio por uma semana em seu álbum de estreia, procriando os singles "Just Dance" e "Poker Face". Ela também uniu-se ao catálogo de artistas da Cherrytree Records, um selo da Interscope estabelecido pelo produtor e compositor Martin Kierszenbaum, depois de co-escrever quatro canções com ele, incluindo o single "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)".

Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, trabalhando perto de sua gravadora para finalizar o seu álbum de estreia, The Fame. Ela combinou diferentes gêneros no álbum, desde a bateria dos Def Leppard até bateria de heavy metal em faixas urbanas". The Fame recebeu análises positivas de críticos; de acordo com a agregação de crítica musical do Metacritic, ele armazenou uma pontuação média de 71 de 100.[59] O álbum atingiu a primeira posição na Áustria, Reino Unido, Canadá e Irlanda. Mundialmente, The Fame vendeu por volta de doze milhões de cópias. A sua primeira canção lançada como single, "Just Dance".




"Poker Face" foi lançada como segundo single da cantora, A canção obteve ótima recepção em todo o mundo e é um dos hits de 2009. 





"Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" foi o terceiro single do álbum na Austrália, Nova Zelândia, Suécia e Dinamarca e quarto na França. A canção recebeu críticas mistas. Alguns críticos compararam-na com o europop da década de noventa, enquanto os outros criticaram-no por trazer a natureza de festa do álbum a um impasse, e portanto, ser um embaraço para o álbum. Não conseguiu igualar o sucesso dos singles anteriores na Austrália e Nova Zelândia, alcançando as posições quinze e nove, respectivamente. Chegou a número dois na Suécia e sete na França.




"LoveGame" foi lançado como o terceiro single nos Estados UnidosCanadá e alguns países europeus. Foi o quarto single na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. A canção foi criticamente apreciada pela sua melodia cativante e o gancho "I wanna take a ride on your disco stick" A canção alcançou o top dez em países como os Estados Unidos, Austrália e Canadá, e os vinte melhores em outros.





"Paparazzi" foi anunciado como o terceiro single no Reino Unido e Irlanda com a data de lançamento prevista para 6 de Julho de 2009, o quarto single nos Estados Unidos, e o quinto single em geral. A canção alcançou o top cinco na Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Também alcançou o top dez nos Estados Unidos. A canção foi apreciada pela sua natureza divertida e é considerada a canção mais memorável do álbum. O vídeo musical da canção foi filmado como um mini-filme com Gaga estrelando como uma actriz condenada que é quase morta por seu namorado, mas no final se vinga e recupera sua fama e popularidade.






Originalmente destinado a ser um re-lançamento de The Fame com oito faixas adicionais, Gaga e sua gravadora anunciaram que The Fame Monster seria um álbum independente que contém oito novas canções. Lançado em 18 de Novembro de 2009 pela Universal Music, se tornou o terceiro extended play de Lady Gaga. A edição deluxe do álbum contém em sua totalidade The Fame, juntamente com The Fame Monster.


"Bad Romance", lançado 19 de Outubro de 2009 para rádios e em 10 de novembro de 2009 como videoclipe, como o primeiro single do The Fame Monster. Atingiu vários topos de tabelas musicais, como a UK Singles Chart e Canadian Hot 100. Em agosto do mesmo ano recebeu 10 indicações ao MTV Video Music Awards de 2010, das quais ganhou sete, incluído a de Video do Ano sendo a maior vitória de no VMA desde a de Peter Gabriel em 1987. Ainda recebeu as indicações de Melhor Performace Vocal Pop Feminina e Melhor Video Musical Curto no Grammy Awards de 2011, onde ganhou ambas.






"Telephone", conta com a participação de Beyoncé Knowles e foi lançado a 16 de março de 2010 nas rádios norte-americanas, como o segundo single do EP. Seguindo o sucesso de seu antecessor, Telephone recebeu 3 indicações ao VMA 2010, das quais ganhou a de Melhor Colaboração, ao lado de Beyoncé. E a indicação de Melhor Colaboração Vocal no Grammy 2011, porém Gaga e Beyoncé não ganharam.




"Alejandro", foi confirmada como terceiro single em 4 de Março de 2010. e lançado em 15 de julho do mesmo ano. O clipe foi duramente críticado pela imprensa, e até pela cantora Katy Perry, pela forte insinuação religiosa. Segundo Gaga Alejandro não fere nenhuma religião, mas realmente é uma celebração ao amor gay.




"Dance In The Dark", foi lançado em 4 de novembro de 2010, nas rádios australianas, estadounidenses e belgas; como o único single promocional do EP. A música que foi sucesso de crítica, durante o lançamento de The Fame Monster, também recebeu uma indicação ao Grammy 2011 de Melhor Gravação Dance, a qual era favorita, mas perdeu para Only Girl (In the World) de Rihanna.


Born This Way é o segundo álbum de estúdio gravado pela cantora, Lady Gaga. Foi lançado a 23 de Maio de 2011, Born This Way é notavelmente diferente dos álbuns anteriores, como incorpora uma ampla gama de elementos de vários géneros musicais, inclusive a ópera, o heavy metal, odisco e o rock and roll, e funde os elementos com sons de electropop e dance. Também é fortemente inspirado pelo synthpop e pela música electrónica das décadas de 80 e 90.

O primeiro single foi a faixa-título, que foi lançada em Fevereiro de 2011 em formato digital. Declarada pela MTV como o "hino dos marginalizados", foi recebida geralmente com opiniões mistas pela crítica especialista, que notou semelhanças com "Express Yourself" e elogiou-a pela sua "dançabilidade". "Born This Way" estreou na primeira posição da Billboard Hot 100, onde permaneceu por seis semanas consecutivas e tornou-se no terceiro número um de Gaga nos EUA.




"Judas" foi confirmada por Gaga como o segundo single em Fevereiro de 2011 no American Top 40. A faixa foi lançada digitalmente em Abril do mesmo ano. Apesar da recepção crítica para a música ser favorável e positiva, alguns críticos repudiaram-na por notarem semelhanças à "Bad Romance" e "Poker Face".



"The Edge of Glory" foi lançada a 9 de Maio de 2011 como um single promocional. Mas, devido ao seu sucesso instantâneo nas tabelas do iTunes em todo o mundo, tornou-se no terceiro single oficial do álbum dois dias depois. Esta foi a música que foi melhor recebida pela crítica, que elogiou a sua mensagem e o saxofone tocado por Clarence Clemons.




"Yoü and I" foi confirmada como o quarto single de Born This Way durante uma entrevista no Jimmy Kimmel Live!. É uma música com tendências de rock e country, e contém amostras de "We Will Rock You". Os críticos reagiram positivamente à "Yoü and I", elogiando principalmente a sua composição musical.








"Marry the Night" foi confirmada no dia 28 de Setembro de 2011 como o quinto e último single a ser lançado. Os críticos reagiram positivamente à faixa, com alguns aproveitando para chamá-la de um número de dance-pop grande, e notando influências de Giorgio Moroder e Bruce Springsteen.




Ao longo de 2011, Gaga continuou os seus empreendimentos musicais ao juntar-se a artistas musicais veteranos como Tony Bennett para gravar uma versão jazz da canção "The Lady Is a Tramp"





No Momento a cantora prepapara seu próximo álbum de estudio, o ARTPOP!
é aguardar para ver o que Gaga guarda para os fãs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...