sábado, 2 de fevereiro de 2013

Fenômeno: Kelly Clakson





Kelly Brianne Clarkson nasceu em Fort Worth, Texas, e cresceu na pequena cidade de Burleson, também no Estado do Texas.Ela queria ser bióloga marinha, mas durante este mesmo ano escolar uma professora por acaso a ouviu cantando e a chamou para cantar no coral da escola. Clarkson disse à professora que nunca havia recebido aulas profissionais de canto antes. Depois da escola, ela frequentou a Burleson High School e cantou em musicais como o Brigadoon e "Seven Brides For Seven Brothers". Aos treze anos, Kelly passou a usar óculos, apesar de odiar as armações do artefato. Muita gente zombava dela por causa dos óculos e ela se segurava, mesmo que contra a própria vontade, para não esbofetar o próximo que lhe zombasse. No mesmo ano, Clarkson teve problemas pulmonares e teve que tomar remédios pesados, comoanfetaminas, para recompor sua saúde. Dois anos depois, Kelly recompôs sua saúde e continuou seus estudos normalmente.

Depois de se formar, Kelly trabalhou em várias ocupações para financiar seu CD demo, como: garçonete de coqueteis, operadora de telemarketing, atendente de papelaria, lanterninha de cinema, vendedora de pipoca no zoológico, vendedora de Red Bull, entre outros. Ela mandou seu CD para várias gravadoras e, quando todas suas cartas voltaram ainda fechadas, ela decidiu mudar-se para Hollywood para tentar oportunidades maiores na música, uma delas com o mentor Gerry Goffin. Porém, Gerry adoeceu. Kelly ainda participou de programas de TV, tais como Sabrina, the Teenage Witch e That '80s Show, e fez teste para participar do programa Pop Stars, no qual foi recusada por ter uma voz muito forte, levando em consideração que o objetivo do programa era formar um grupo musical, além de fazer uma pequena participação no filme Issues 101. Passando-se seis meses em Hollywood, ela se desencorajou quando, no dia em que ela e uma amiga se mudaram para seu novo apartamento, este caiu num incêndio e, sem dinheiro, ela teve que voltar para o Texas. Na mesma noite em que ela chegou em casa, uma amiga pediu para Kelly assinar uma inscrição para um teste. Esta inscrição seria para o programa American Idol. Sem a menor ideia de onde estaria agora, Kelly foi. "Fui de bobeira e olhe onde estou!", diz ela.

Quando Kelly retornou para Burleson, muitos de seus amigos a encorajaram para audicionar na primeira edição do programa American Idol, e muitos afirmam que até hoje nenhum participante conseguiu alcançar seu talento.
Logo após o término da primeira temporada de American Idol, Clarkson foi acusada de trabalhar para uma gravadora. As regras do American Idol haviam mencionado que um competidor não poderá mais competir se caso tivesse vínculo com uma gravadora. No entanto, Kelly foi absolvida de todas as acusações, pois ela só tinha um simples contrato de demonstração com uma gravadora.

Thankfull foi lançado na América do Norte pela RCA Records em 15 da abril de 2003. Ele estreou em número um nos EUA, sendo certificado de platina dupla pelas vendas de dois milhões de cópias em 8 de dezembro de 2003, e platina por vender 1.000.000 cópias em 10 de fevereiro de 2004. Ao lançar seu primeiro CD, o Thankful, Kelly emplacou vários hits nos Estados Unidos. Com um estilo Pop/R&B/Soul, foi concretizado o sucesso que um vencedor do programa poderia fazer. O álbum teria o nome de Miss Independent,mas Kelly em gratidão dos milhares de votos que recebeu durante o American Idol,quis que o nome fosse Thankful(Agradecida).

"A Moment Like This" foi o primeiro single lançado, logo após da cantora ter ganho a primeira temporada de American Idol. Atingiu o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Billboard.



"Miss Independent" foi um grande sucesso para a cantora, seu segundo single atingiu a nona posição na lista dos mais vendidos da Billboard e sendo a música mais tocada nos EUA por seis vezes.(Curioso foi que essa música foi dada para Kelly gravar e a compostora é nada mais que Christina Aguilera).




"Low" foi o primeiro single da cantora a mal conseguir atingir a vigésima posição na lista dos mais vendidos da Billboard. No entanto, fez muito sucesso noCanadá.






"The Trouble with Love Is" foi lançado da trilha-sonora do filme Simplesmente Amor. Falhou ao tentar conseguir sucesso. Foi o único single de Kelly que não conseguiu atingir o "Hot 100" da Billboard.









Mas ela foi realmente consagrada em 2004, com seu segundo CD Breakaway, quando apostou em uma mudança radical no estilo, trazendo músicas de rock bastante radiofônicas. A mudança foi bem recebida fazendo com que a música Since U Been Gone se tornasse um dos maiores hits de 2005. O álbum estreou no top cinco dos EUA e no top dez canadense, mas as vendas eram inicialmente baixas, em comparação com o primeiro álbum de Kelly. Porém os singles foram muito bem sucedidos, e o álbum tornou-se o quarto a ficar no top 20 da Billboard 200, durante um ano consecutivo, além de ser certificado seis vezes platina nos EUA, cinco vezes platina no Canadá, e certificado seis vezes platina na Austrália. Em 2006, "Because Of You" se tornou uma das maiores baladas da história. O sucesso ocasionou uma impressionante vendagem do álbum. No Grammy Awards de 2006, Kelly Clarkson foi premiada com 2 Grammys: "Best Pop Vocal Album" (por "Breakaway") e "Best Female Pop Vocal Performance" (por "Since U Been Gone"). Além disso, o clipe de "Since U Been Gone" ganhou o MTV VMA de "Best Female Video" e "Best Pop Video" em 2005; e o clipe de "Because Of You" ganhou o VMA de "Best Female Video" em 2006.

"Breakaway" foi o primeiro single a ser lançado, composta por Avril Lavigne.



"Since U Been Gone" era originalmente o single de estréia de Breakaway, contudo foi substituído pela faixa-título e serviu como segundo foco de promoção.




"Behind These Hazel Eyes" foi lançado como terceiro single e recebeu revisões geralmente positivas da mídia especializada, que consideram-a como uma digna sucessora de seu single anterior "Since U Been Gone". Os críticos também elogiaram a capacidade vocal de Clarkson, que nivela-se com o contexto musical de "fortes-acusações" que é classificado como "divertido, rápido e furioso".




"Because of You" foi lançada como quarto single do disco em 16 de agosto de 2005. Ela originalmente escreveu a primeira versão da obra quando tinha 16 anos, a fim de lidar com o divórcio de seus pais.Liricamente, "Because of You" explora a dor emocional de um relacionamento nocivo. É considerado um hino impetuoso ao pai de Clarkson. A canção recebeu revisões positivas da mídia especializada, com a maioria dos críticos elogiando a performance vocal da artista.





"Walk Away" serviu como quinto e último single do álbum,Liricamente, o tema discute a história de um relacionamento infortunado desde início, devido à conspiração por parte da família da personagem da cantora. A obra recebeu críticas positivas, em que alguns analistas consideraram o tema um "estilo clássico" da artista e que "ilustrava a sua versatilidade".





Depois de vários hits do CD, Kelly decidiu intensificar o seu rock no seu terceiro trabalho em estúdio, My December, feito inteiramente com músicas de sua autoria, classificadas por ela mesmo como íntimas, com sentimentos pesados e amargos. O estilo forte assustou a gravadora, com medo da diminuição de vendagem pelas músicas não serem tão comerciais, houve uma polêmica discussão entre Clarkson e a RCA. A cantora inicialmente venceu a batalha, gravando o CD como queria e não aceitando a proposta de substituir algumas músicas para outras mais atrativas comercialmente, porém houve um boicote ao CD, fazendo uma divulgação limitada e permitindo o lançamento de um dois singles nos Estados Unidos, Never Again e Don't Waste Your Time.


"Never Again" foi lançada como primeiro single de My December.A nível musical, a canção demonstra uma sonoridade mais rock do que em trabalhos anteriores de Kelly, incorporando um estilo pop rock.




"Sober" é o segundo single de Kelly Clarkson em seu terceiro álbum, My December. Foi lançada apenas nos Estados Unidos.





"One Minute" foi o terceiro single de My December.(Exclusivo para a Austrália)




"Don't Waste Your Time" é o quarto single do álbum "My December" (e segundo na Europa) da cantora Kelly Clarkson. Foi lançado no mundo inteiro com exceção dos Estados Unidos, impedido por Clive Davis, da Sony BMG, após uma briga por diferenças criativas.





Em março de 2009 Kelly lançou o álbum All I Ever Wanted, conseguindo o primeiro lugar da música na Billboard Hot 100. Clarkson também foi indicada ao prêmio de Melhor Álbum Pop, no festival Grammy, em 2010, mas não conseguiu levar a estatueta. Apesar de não obter vendas tão altas, Kelly conseguiu emplacar 2 Hits nesse álbum, My Life Would Suck Without You, que quebrou o recorde de maior pulo da história, indo de #97 a #1 Lugar e Already Gone, que fez bastante sucesso nas rádios. Pouco depois Kelly iniciou a turnê de divulgação do disco com 90% dos ingressos esgotados.

"My Life Would Suck Without You" foi lançada como primeiro single do álbum, A nível musical, a canção demonstra uma sonoridade pop rock e incorpora estilos de dance e rock.



"I Do Not Hook Up" foi o segundo single do álbum, dentre os compositores está a Katy Perry.Perry escreveu originalmente o tema para uso próprio, mas depois da sua partida da editora discográfica Def Jam, a presente em conjunto com "Long Shot" foram entregues a Clarkson para o seu quarto trabalho de originais.



"Already Gone" foi o terceiro single de Clarkson, A produção da música foi cercada por controvérsia, pois a artista afirmou que Tedder reutilizou os arranjos técnicos do tema "Halo" de Beyoncé Knowles, e que iria resultar numa opinião formada pelo público que tinha sido cometido plágico. O produtor norte-americano considerou as acusações falsas e dolorosas, afirmando que era preciso ouvir ambas e perceber que eram totalmente diferentes.




"All I Ever Wanted" foi lançada como quarto single de seu quarto álbum. Foi lançada nas rádios americanas no dia 9 de março de 2010, nos Estados Unidos.



"Cry" foi lançada como quarto single de seu quarto álbum de estúdio, All I Ever Wanted apenas na Alemanha e possivelmente no resto da Europa, já que All I Ever Wanted é o 4º single nos Estados Unidos.




As gravações para o quinto álbum de estúdio da cantora começaram em abril de 2010, com o fim de sua turnê mundial. Segundo a cantora, o CD teve influências dos anos 80 e 90 e tem elementos eletrônicos. A produção ficou a cargo de: Lucian Walker, Uriel Kadouch, Claude Kelly, Howard Benson, Toby Gad e Greg Kurstin. Em dezembro de 2010, Clarkson lançou uma canção intitulada de "You Still Won't Know What It's Like", no evento A Night for Hope, em Nashville, Estados Unidos. O site Rolling Stone auto-intitulou o álbum da texana como "May", o que a cantora negou um breve tempo depois, alegando não saber de onde haviam tirado aquilo sobre "May" ser o nome de seu próximo álbum. As gravações foram finalizadas em fevereiro de 2011, a cantora divulgou o seu novo single "Mr. Know It All" a 5 de setembro de 2011.




"Stronger" foi o segundo single do álbum, o video conta com imagens de fãns fazendo coreografia e um flash mob.




"Dark Side" foi o terceiro single do álbum, A nível musical, a canção deriva de origens estilísticas de pop rock misturadas com synthpop, incorporando uma melodia vigorosa produzida por uma caixa de música e batidas em coro.



Greatest Hits: Chapter One é o primeiro álbum de grandes êxitos da cantora norte-americana Kelly Clarkson, lançado a 16 de Novembro de 2012 através da editora discográfica RCA Records. A compilação contém faixas de assinatura contidas em álbuns de estúdio lançados posteriormente até 2011: Thankful(2003), Breakaway (2004), My December (2007), All I Ever Wanted (2009) e Stronger (2011), além de três músicas inéditas.

O anúncio foi feito pela representante da cantora a 4 de Outubro de 2012, sendo que o lançamento foi precedido pelo single, "Catch My Breath" a 15 de Outubro de 2012.






Até o momento Kelly Clarkson é considerada a artista mais bem sucedida de um programa de calouros, até o momento a cantora já vendeu quase 20 milhões de álbuns em todo o mundo, e continua divulgando seu Greatest Hits!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...