sábado, 2 de março de 2013

Esquecidos: Toni Braxton





Toni Michelle Braxton (Severn, 7 de outubro de 1967) é uma cantora, compositora e atriz estadunidense. Toni Braxton se consagrou na década de 1990, com suas canções de amor. Lançados nessa década, Toni Braxton e Secrets foram certificados multi-platina pelo mundo, com vendas superiores a 10 milhões. Braxton já ganhou seis Grammy Awards, sete American Music Awards, e cinco Billboard Music Awards e vendeu mais de 60 milhões de discos mundialmente.

Musicalmente na década de 2000, a carreira de Toni foi abalada por vários motivos. Nessa década, The Heat, More Than a Woman e Libra venderam juntos mais de 4,4 milhões de cópias mundialmente. Em toda sua carreira, Braxton já participou de várias séries de televisão e filmes, como atriz. Em 2010, após lançar Pulse, Toni o promove em vários países. Toni vendeu 40 milhões de álbuns no mundo todo, sendo eleita a 97ª maior artista de todos os tempos e a 18ª maior artista de R&B de todos os tempos

"Love Shoulda Brought You Home" é o single debut de Toni Braxton, lançada em 1992 para a trilha sonora do filme norte-americano de comédia romântica "Boomerang", foi lançado também oficialmente em 1993 como single para o primeiro álbum de Toni: Toni Braxton



"Another Sad Love Song" foi o segundo single do álbum de estréia de Toni, Com "Another Sad Love Song" Braxton ganhou seu primeiro Grammy, sob melhor perfomance feminina de r&b na categoria de 1994.




"Breathe Again" foi o terceiro single do álbum.




"Seven Whole Days" foi o quarto single do álbum da cantora.




"Secrets" é o segundo álbum de Toni Braxton, Foi lançado em 1996 e alcançou o Top Ten da Billboard Hot 100 deste mesmo ano. Foi o álbum de maior sucesso da cantora, em todo o mundo o álbum vendeu cerca de 20 milhões.
"You're Makin 'Me High" é o primeiro single do álbum "Secrets"




"Un-Break My Heart" é o segundo single do álbum secrets, É considerada como a canção assinatura de Braxton. Foi, de acordo com a United World Chart, o 16º single de maior sucesso de 1996[2] e o 3º de maior sucesso do ano seguinte.



"Let it Flow" foi lançado junto com "You Makin me High" como um B-Side, consifderado também um single do álbum.

"I Don´t Want To" é lançado como terceiro single do album.




"How Could An Angel Break My Heart" é o quarto e último single do álbum "Secrets".




Em 2000 Toni lança seu terceiro álbum de estudio, o "The Heat".
Toni ganhou 2 Grammy com o álbum, que até a data, vendeu 7 milhões de cópias nos Estados Unidos e 15 milhões de cópias no mundo, assegurando o status Pop Star da cantora.

Após promover seu segundo álbum, em 1998, Toni abre um pedido de falência pessoal, com dívidas de mais de 40 milhões de dólares.

Em dezembro de 1998, a LaFace Records rompe seu contrato com Braxton e a contrata novamente um dia depois; isso para que Toni conseguisse pagar metade de suas dívidas. O contrato de 23 milhões de dólares foi conseguido através de seu novo empresário, Barry Hankerson, e teria inicialmente a duração de 10 anos mas durou apenas até fevereiro de 2001, devido a compra da LaFace Records pela Arista Records.


"He wasn't Man Enough" é o primeiro single do álbum.




"Just be a Man About it" é o segundo single.




"Spanish Guitar" é lançado como terceiro single, fazendo bastante sucesso no Brasil.

"Maybe" foi lançado como quarto single mas, não conseguiu alavancar o álbum.

Toni lançou o "Snowflakes" em 2001, seu primeiro álbum de músicas natalinas, mas não obteve muito sucesso.


No início de 2002, Toni descobriu que estava grávida de seu segundo filho; mas Braxton estava em plena produção de seu quarto álbum, "More Than A Woman". Sabendo que não seria capaz de promover o álbum apropriadamente, sem sucesso, ela pressionou a Arista Records para poder adiar o lançamento em um ano. A Arista Records recusou e o álbum foi lançado como previsto em 19 de novembro de2002; Braxton deu à luz na mesma época, o que impossibilitou a promoção do álbum, já que sua gravidez era de risco.

O primeiro e único single de "More Than Woman" foi "Hit The Freeway".




Em 4 de novembro de 2003, Toni lança sua primeira compilação, "Ultimate Toni Braxton", que debuta em #119 na Billboard 200 e em #43 na Billboard R&B/Hip-Hop Albums. Nenhum single foi lançado pela compilação, mesmo apresentando duas músicas novas, esse motivo levou o álbum a não ser certificado pela RIAA, vendendo 394.000 cópias no país e 900.000 cópias no mundo.



Em dezembro de 2003, Braxton deixou abruptamente a Arista Records, e imediatamente assinou com Blackground Records, dirigida por Barry Hankerson, seu empresário desde 1997.[10][18][19]

Em 12 de outubro de 2004, a LaFace Records lançou sem a autorização de Braxton, sua segunda compiilação, "Platinum & Gold". Isso irritou a cantora, que imediatamente acionou a empresa judicialmente.Platinum & Gold debutou em #78 na Billboard R&B/Hip-Hop Albums, vendendo até dezembro de 2006 37.000 cópias; nesse mesmo dezembro, um juiz da Califórnia assegurou a Toni 10% da renda das vendas, ou cerca de 50.000 dólares.



Em 30 de maio de 2005, a Blackground Records lança "Please", o primeiro single do novo álbum de Braxton, "Libra".



Lançado em 27 de setembro de 2005, "Libra" debutou em #4 na Billboard 200 e em #2 na Billboard R&B/Hip-Hop Albums, vendendo 114.193 cópias. Nenhum single de Libra entrou no Hot 100 da Billboard, e segundo Toni houve pouca promoção. O álbum foi certificado Ouro por vendas de 500.000 cópias nos Estados Unidos em novembro do mesmo ano, e até hoje o álbum vendeu 679.000 cópias mundialmente.

Em 4 de maio de 2010, Toni lançou seu último álbum, "Pulse", que debutou em #9 na Billboard 200 e em #1 na R&B/Hip-Hop Albums, com 54.000 cópias vendidas na primeira semana. Até hoje, o álbum vendeu 82.032 cópias nos Estados Unidos, sendo considerado um fracasso de vendas no país; na Europa, com o álbum, Toni alcançou sua melhor posição desde "The Heat", em 2000.

O primeiro single do álbum foi "Yesterday"que conta com a participação de Trey Songz.




O segundo single foi "Make My Heart".




O terceiro e último single do álbum pulse foi "Hands Tied".



Em 2012 Toni lançou um single chamado "I Heart You" mas até agora nenhuma novidade sobre um possível novo álbum.



Até a próxima matéria!











 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...