terça-feira, 5 de junho de 2012

Fenômeno: Christina Aguilera



Christina Maria Aguilera nasceu em Staten Island, Nova York, em 18 de dezembro de 1980, e cresceu em Pittsburgh, nos subúrbios de Wexford, Pensilvânia.
Desde que aprendeu a falar, Christina dizia que queria ser cantora, cantando em shows de talento locais e competições, sendo reconhecida localmente como: "Garota do vozeirão".Este rótulo se tornou um problema na vida da garota e, principalmente, nos demais concursos em que ela entraria. Quando os outros concorrentes sabiam que ela estaria participando simplesmente desistiam e os pais destas crianças não gostavam do que ocorria. Aguilera passou a ser perseguida e menosprezada. E a proporção dos ataques à pequena notável foram aumentando, chegando a atos de vandalismo em sua casa, depredações e até mesmo atentados ao carro da família.
Em março de 1990, ela apareceu no programa Star Search, cantou "Vision of Love", o primeiro single de Mariah Carey, causando espanto por alcançar todas as notas, incluindo o famoso agudo, marca registrada de Carey.





Com onze anos, Christina fez um teste para o elenco infantil da Disney e passou, porém não entrou no programa desejado devido a sua idade. Um ano depois Christina conseguiu o que queria. Em 1993, entrou no famoso programa "The Mickey Mouse Club".
Em 1998, os estúdios Walt Disney estavam a procura de uma nova voz feminina para a canção tema do filme Mulan e os produtores ouviram uma fita antiga que Christina lhes tinha enviado, onde ela cantava "Run To You", de Whitney Houston. Ela cantou a nota mi (E5) em voz cheia (ou seja, sem falsete). Aguilera foi contactada e em menos de 48 horas estava em estúdio, porém a música ainda tinha uma surpresa: Christina precisaria cantar uma escala acima do seu tom natural para gravar "Reflection". Ao fazê-lo sem dificuldade, entrou para a trilha sonora do filme.

Reflection




 Depois de grande notoriedade, Aguilera assinou contrato com a RCA/BMG Records, em Los Angeles. Imediatamente iniciou a gravação de seu primeiro álbum, intitulado com seu nome, que foi um enorme sucesso: Christina Aguilera. Lançado em 1999, foi muito bem recebido e alcançou o #1 da Billboard, vendendo de 8,5 milhões de cópias só nos Estados Unidos e mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo. O álbum também está incluso no Top 100 Álbuns de Todos os Tempos na lista da RIAA baseado nas vendas nos Estados Unidos.




Em Junho de 1999 "Gennie In a Bottle" é lançado, o single ficou em primeiro na Billboard Hot 100 durante cinco semanas. O single também foi número um no UK. O single geralmente é considerado uma das canções de assinatura dela.
Tendo lançado apenas "Gennie In a Bottle", Aguilera ganhou seu primeiro Grammy, por Artista Revelação, batendo nomes como Macy Gray, e Britney Spears. E foi nomeada por Melhor Performance Vocal Pop.





"What a Girl Wants" é o segundo single do álbum Christina Aguilera. Lançado em 1999 nos Estados Unidos, o single foi o segundo número um de Christina na Billboard Hot 100, durante duas semanas e foi o primeiro número um do novo milênio nesse chart, sendo a única artista do mundo a conseguir este feito.





"I Turn to You" é o terceiro single do álbum de Christina Aguilera. Lançado em Junho do Ano 2000, o single ficou em #3 na Billboard Hot 100 durante 4 semanas. A canção é mais conhecida por mostrar o desempenho vocal poderoso de Aguilera aos 19 anos. Previamente críticos tinham começado a duvidar da força vocal de Aguilera, mas, com o lançamento de "I Turn to You", ela provou que a força vocal dela não era nenhum truque. Com a estrutura simplista da canção ela conseguiu exibir os golpes vocais dela; Nesta canção Aguilera alcança um F5 com voz de tórax cheia.




"Come on Over Baby (All I Want Is You)" Foi o quarto e último single do álbum homônimo Christina Aguilera. Lançado em 26 de Setembro de 2000 nos Estados Unidos e ao redor do mundo, foi o terceiro single número #1 de Aguilera na Billboard Hot 100, posto que ocupou por quatro semanas.



Em 2000, Christina mostrou suas raízes latinas. Ainda trabalhando na divulgação do último Single de seu primeiro álbum, Come on Over (All I Want Is You), Aguilera lançou seu primeiro álbum totalmente em espanhol, voltado para o mercado latino. Mi Reflejo contava com regravações de seus primeiros Singles e também músicas inéditas. O álbum novamente alcançou o #1, desta vez no seu segmento, a Billboard Latina e ainda conseguiu a façanha de entrar para o Top 30 da Billboard oficial. Em 2001, Mi Reflejo lhe rendeu o Latin Grammy, por Melhor Álbum Pop e o single "Ven Conmigo" tornou-se febre no mundo latino. Mesmo assim, o lançamento desse álbum foi criticado, pelo fato de dizerem que Christina estava tentando ganhar com o popularização da música latina. Foi por esse álbum que Aguilera, ganhou o seu primeiro Latin Grammy de melhor álbum vocal pop feminino. Mi reflejo ganhou o certificado de ouro no Estados Unidos e ela também ganhou o World Music Award como a artista latina que mais vendeu no ano.

Genio Atrapado




Por Siempre Tu




Ven Conmigo (Sólamente Tu)




Pero Me Acuerdo De Ti





No início de 2001, Ricky Martin a convidou para gravar "Nobody Wants to Be Lonely", para seu álbum Sound Loaded.






 Em maio do mesmo ano, ela, juntamente com Pink, Mýa, Lil' Kim e a colaboração de Missy Elliot, interpretou a canção mais famosa e bem-sucedida de 2001, conforme divulgou o especial retrospectivo do canal E! Enterneinement Television, sobre o ano de 2001. Para a trilha sonora do filme Moulin Rouge, o quarteto regravou um clássico dos anos 1970: "Lady Marmalade". A canção ocupou o posto número 1 em mais de 20 países, incluindo 5 semanas na primeira posição na parada musical dos EUA, Billboard Hot 100. Recebeu, também, certificação de disco de ouro, platina e platina duplo ao redor do mundo. "Lady Marmalade" rendeu à Aguilera seu segundo Grammy, desta vez por Melhor Colaboração Pop com Vocais. O videoclipe também foi o vencedor da categoria Vídeo do Ano, no MTV Video Music Awards de 2001.



Em setembro de 2001, Aguilera começou a gravação do álbum do novo material que tem o título de Stripped. Em outubro de 2002, a cantora lança seu segundo álbum oficial, Stripped — completamente diferente de seu primeiro álbum. Menos pop, e com influências variadas, que vão do jazz ao hip-hop, passando pelo gospel, soul e R&B. No início, entretanto, o álbum não foi tão bem recebido quanto o anterior pela crítica especializada. E, para muitos, a habilidade vocal de Christina foi ofuscada pela imagem sexy e provocante que ela começou a cultivar com o single de estréia, "Dirrty". Ela negou que essa mudança era um problema de publicidade, dizendo que essa imagem reflete melhor sua verdadeira personalidade, do que a cultivada em 1999. O álbum vendeu 330.000 cópias na sua primeira semana de lançamento chegando na posição de número dois na Billboard 200. Essa imagem mais pervertida rendeu reações das mais diversas. Mesmo assim, o video de "Dirrty" se tornou um dos sucessos do ano na MTV norte-americana e teve um resultado além do esperado na venda de singles. Mesmo assim, Dirrty não teve um sucesso nas paradas americanas, chegando a posição #48, na Billboard Hot 100, mas, ao redor do mundo o single se tornou um hit, chegando ao topo da parada britânica, e na Irlanda.


"Beautiful"  foi lançada como o segundo single do álbum no final de 2002, tornando-se o mais bem-sucedido deste, atingindo o primeiro lugar na parada britânica e o segundo na parada estadunidense.
É considerada uma das "canções assinaturas" de Aguilera, tendo premiado-a com um Grammy na categoria de melhor performance vocálica feminina de música pop. "Beautiful" ainda conseguiu o êxito de se tornar uma das baladas mais tocadas nas rádios da década, conseguindo audiência superior a 6 bilhões . Por essas e outras, "Beautiful" é considerada a canção de maior sucesso de toda a carreira musical de Christina.


Fighter é o terceiro lançado em Abril de 2003, o single foi o número vinte na Billboard Hot 100.


"Can't Hold Us Down" é o quarto single do álbum Stripped de Christina Aguilera, indicado ao Grammy em 2004 na categoria Melhor Colaboração Pop.
Lançado em 2003, o single (que tem participação de Lil' Kim) ficou em #12 na Billboard Hot 100, #6 no UK e #5 na Austrália. O single é mais conhecido por seu tema de autorização feminina. Essa canção ficou muito conhecida como a "voz calada da mulher". Christina foi muito criticada e ao mesmo tempo foi muito elogiada pelo que representa a letra dessa música.


"The Voice Within" é o quinto e último single internacional e oficial do álbum Stripped.  O single é mais conhecido por seu simplismo, no vídeo da música que foi filmado com apenas uma tomada em preto e branco.


Em 2003 Aguilera participou de uma das maiores polêmicas da história da MTV nos Estados Unidos. Durante a abertura do apresentação no MTV Video Music Awards, Christina realizou um dueto com Britney Spears, cantando a clássica "Like a Virgin". Ao final da performance, Aguilera e Britney trocaram beijos com Madonna. Missy Elliott fez uma participação especial ao lado das três.


No verão de 2004 Aguilera estava em 2 singles. O primeiro: "Car Wash", uma regravação de Rose Royce, para a trilha sonora da animação da DreamWorks, O Espanta Tubarões. Missy Elliott também participou.O segundo single também foi uma participação. Desta vez com o rapper Nelly, para seu álbum Sweat, single intitulado "Tilt Ya Head Back".

Car Wash


Tilt Ya Head Back


Fortemente infuenciada pelo jazz e o soul das décadas de 20, 30 e 40, Aguilera trabalhou em seu quinto álbum, Back To Basics, lançado em 15 de agosto de 2006, obtendo o #1 em mais de 15 países, incluindo EUA, Inglaterra e Austrália. O primeiro single, "Ain't No Other Man" teve um bom exito, alcançando #3 no Brasil e #2 no Reino Unido, além da #6 posição nos EUA e #1 em Portugal.


"Hurt" é o segundo single do álbum Back to Basics da cantora norte-americana Christina Aguilera, de 2006. A canção foi escrita por Christina Aguilera, Linda Perry e Mark Ronson e produzida por Linda Perry. "Hurt" foi composta por Linda Perry e inspirada na recente morte do seu pai.


Além da divulgação de seu próprio álbum, Aguilera colaborou com o rapper Diddy, em seu álbum Press Play, na canção "Tell Me"


"Candyman" foi lançado como terceiro single do álbum Back to Basics. A canção foi composta por Aguilera e Linda Perry.]


"Slow Down Baby" foi lançado como quarto single da cantora para divulgar a Turne Back To Basics Tour.


O quinto single do Album foi "Oh Mother" onde Christina Aguilera fala Sobre a violência doméstica sofrida dentro de casa, e faz uma homenagem a sua Mãe!


Save Me from Myself é uma canção de Christina Aguilera, do seu terceiro álbum de estúdio Back to Basics. A canção pode ser considerada como um single, mesmo sem divulgação e sem intenção de divulgá-la. Um vídeo foi filmado por Aguilera em homenagem aos fãs, para comemorar o nascimento de seu primeiro filho. A canção só teve airplay na rádio Kiss FM dos Estados Unidos



Keeps Gettin' Better — A Decade of Hits é o primeiro álbum de compilações lançado em 2008 com seus maiores sucessos regravados Genie 2.0 e You Are What You Are e duas novas faixas. Keeps Gettin' Better - A Decade of Hits vendeu mais de 1 milhão de cópias mundialmente. Aguilera apresentou uma nova regravação de "Genie 2.0" e o novo single "Keeps Gettin' Better" no MTV Video Music Awards 2008.
O álbum de compilações Keeps Gettin' Better - A Decade of Hits teve versões especiais e promocionais.Entre essas estavam versões de remixes, deluxe e de "Special Sampler" para DJ's. O álbum recebeu disco de platina na Austrália.


Em 12 de janeiro de 2008, nasce Max Liron Bratman, único filho do casamento entre Christina e Jordan Bratman. A apresentação oficial ao mundo veio quando Max completou um mês de vida, com a edição de fevereiro da revista People. Pelas fotos exclusivas que estamparam a capa da publicação, Christina recebeu US$ 1.5 milhão de dólares, segunda a Forbes 5º maior valor pago por uma foto de bebê de uma celebridade.


Em 2010, veio o
Bionic (estilizado como •••{Bi~ΟΠ~iC}) é o sexto álbum de estúdio da cantiora. Foi lançado pela RCA Records oficialmente em 4 de junho de 2010 na Alemanha. "Not Myself Tonight" foi lançado como primeiro single. O primeiro single promocional, "Woohoo", com a participação de Nicki Minaj, foi liberado para download digital em 18 de maio de 2010 nos Estados Unidos e nas rádios do país no dia 25 de maio do mesmo ano, ainda antes do lançamento do álbum. Bionic estreou na terceira posição da Billboard 200, dos Estados Unidos, vendendo 110 mil cópias em sua primeira semana e alcançou o topo do UK Albums Chart. O álbum foi recebido com críticas geralmente médias ou mistas. O Metacritic atribuiu uma média de 56, em um máximo de 100, baseada em 21 críticas recolhidas. O álbum teve vendas razoáveis, vendendo até o ano de 2012 mais de 2,1 milhões de cópias, devido em grande parte à pouca divulgação do álbum, ao grande intervalo de tempo entre o lançamento de apenas 2 singles e sem uma turnê mundial, sendo que Christina na época estava mais empenhada na divulgação do filme Burlesque e de sua trilha sonora. Apesar das baixas vendas, Bionic está entre os 200 CD’s mais vendidos da Billboard dos Estados Unidos em 2010. E, também, foi o segundo álbum mais baixado ilegalmente (Perdendo apenas para o "Loud", da cantora Rihanna), constatado por um site americano que, se os downloads fossem contados como número de vendas, Bionic teria chegado a 5 milhões de cópias apenas em 2010.



Promovendo seu album, Christina Aguilera faz uma apresentação no MTV Movie Awards de três músicas, Bionic, Not Myself Tonight e Woohoo em um medley.


Em Junho de 2010, "You Lost Me" foi lançada oficialmente como próximo single de trabalho e último do album.



Em 2010, Christina Estréia seu primeiro Filme como atriz proncipal, Burlesque, ao lado de Cher! O Musical contou com uma trilha sonora quase toda interpretada por Aguilera, e alguns videos surgiram mesmo não sendo anunciados como Oficiais!

Something's Got a Hold On Me


Express


Bound To You


Show Me How You Burlesque



Em 2011 foi confirmado que Christina seria treinadora e mentora do reality show "The Voice" do canal NBC, Cee Lo Green, o vocalista da banda Maroon 5 Adam Levine e o cantor de música coutry Blake Shelton irão dividir a bancada da atração. O programa estreou nos Estados Unidos no dia 26 de abril, e elevou o índice de audiência do canal NBC, sendo lider de audiência, da TV americana por quase toda a temporada. Foi do programa que saiu o #1 "Moves Like Jagger"

Moves Like Jagger



Aguilera vendeu entre 50 a 70 milhões de álbuns, fazendo dela uma recordista de vendas no mundo. Nos Estados Unidos é uma das cantoras mais bem sucedidas da sua geração com 16.048 milhões de cópias vendidas, sendo a 170ª artista que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos com 14.5 milhões de cópias certificadas pela RIAA. Na lista dos artistas que mais venderam singles na década no país, ela ficou na segunda posição com cerca de 11.954 milhões de cópias, atrás apenas de Madonna. Christina ganhou quatro prêmios Grammy e um Latin Grammy e ficou na 58ª posição na lista da Rolling Stone dos 100 melhores cantores da história, sendo a mais jovem da lista e a única com menos de 30 anos.  Na lista da Billboard de artistas da década de 2000, Aguilera ficou na vigésima posição, na lista de artistas da década de 2000 na Billboard 200, ela ficou na vigésima quarta posição e na lista de artistas da década de 2000 na Billboard Hot 100, ela ficou na vigésima sexta posição.

3 comentários :

  1. caaaaaaaaaara tipo assim.. esses videos todos foram realmente necessários? eu acesso sua página daqui da lan house... o pc não eh muito bom trava muuuuuuuuito pra eu pular esse post.. se eu ja odiava essazinha ai agora odeio mais ainda por estar travando a pagina tooooooooda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema corrigido!!! Espero que o pc não trave mais!!!

      Excluir
  2. amo demais essa mulher!!! ta voltando com tudo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...